Alunos desenvolvem aparelhos eletrônicos
Neste semestre os estudantes do ensino técnico de Eletrônica da Satc fizeram cinco projetos de Competência: um sistema para disparo do sinal para troca de aulas; um cubo de LEDs; um painel de relógio e temperatura; um piano de luz; e um sistema para aquisição de sinais de Controladores Lógico-Programáveis (CLP).
“Os projetos tem a finalidade de serem utilizados dentro da própria Satc. Alguns para aulas práticas de outras disciplinas e outros para melhorar algum processo na instituição”, explica Cleber Lourenço Izidoro, professor da disciplina.
O desenvolvimento dos equipamentos faz parte da Competência, conjunto de atributos e conhecimentos que os educandos devem demonstrar. “Os alunos devem aplicar o que aprenderam durante os dois anos de curso”, informa Izidoro.
Guilherme Darós da Rosa, que com os colegas desenvolveu um piano de luz, considerou que a atividade realmente faz o aluno aplicar o que aprendeu. “Vemos tudo o que aprendemos, como componentes, circuitos, layout de placa e microprocessadores”, disse.
Até um pouco do trabalho de marcenaria eles aprenderam, já que para montar o piano de luz tiveram que construir a caixa de suporte para o circuito e luzes. O piano de luz será entregue para o ensino fundamental ou ainda para as oficinas de música da Satc.
Projetos e alunos envolvidos: Piano de Luz: Guilherme Darós da Rosa, Julyan Figueredo Martins, Mário Pillon Neto e Mauro Dalmolim Junior.
Disparo do Sinal: Giovanni Cimolin da Silva, Eduardo Ghellere Olivo, Paulo Roberto Machado Nunes e Juliano do Nascimento Costa.
Cubo de LED: Gabriel dos Santos de Souza, Gustavo de Souza Figueiredo, Murilo Peruch Nunes e Taciano Damasio da Silva.
Sistema para Aquisição de Sinais de Controladores Lógico-Programáveis (CLP): André Rabelo Savi, Giancarlo Guidi, Filipe Alves da Silva e Leonardo Bortolotto Fernandes.
Painel de Relógio e Temperatura: Adriana Silva da Boita, Letícia Eyng Bardini, Luiz Antonio Buschetto Maccarini e Luiz Filipe Fernandes.
Um comentário:
Boa tarde! Como vai? Obrigada pelo comentário.Abraço
Postar um comentário