Presente do TUBA -

Presente do TUBA -

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sobre a gripe.










De todos os e-mails recebidos até agora, este achei por bem repassar.



"Cidade reduz gripe suína com mudança de protocolo

Marcelo Oliveira

Desde 24 de julho, quatro dias após modificar o protocolo de distribuição do Tamiflu para pacientes com suspeita de gripe suína, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) não registrou mais internações de moradores da cidade,

A cidade, de 300 mil habitantes, localizada na fronteira com a Argentina e o Paraguai, chamou a atenção nacionalmente quinta-feira passada, 30, quando foi divulgado que ela havia sido uma das primeiras, junto com Passo Fundo (RS), a flexibilizar a distribuição do remédio. No dia seguinte, o Ministério Público Federal questionou o Ministério da Saúde sobre os critérios para distribuição Tamiflu. Nesta terça-feira, 4, o ministro José Gomes Temporão anunciou a flexibilização do protocolo.

Foi estudando o remédio e os efeitos da doença, que os médicos da cidade e o secretário de Saúde de Foz do Iguaçu, o cardiologista Luis Fernando Zarpelon, notaram a contradição do protocolo, que previa que o remédio deveria ser ministrado a pacientes que apresentassem um quadro grave da doença em 48 horas. Entretanto, notaram, os casos da doença evoluem "para grave do terceiro ou quarto dia em diante. E o Tamiflu não funciona depois de 48 horas. A partir de 48 horas, dar chá de cidreira e Tamiflu é a mesma coisa", disse o secretário a Terra Magazine.

A cidade registrou 12 casos suspeitos de morte pela infecção causada pelo vírus H1N1. Dois foram confirmados, um foi descartado após exames e nove ainda dependem de confirmação. Foi diante desse quadro, com aumento de casos graves e mortes, que a rede de saúde do município, pública e privada, encontrou a saída.

"No dia 19 de julho, os serviços de saúde começaram a perceber o surgimento de um número muito grande de casos de doença respiratória aguda grave. Eram quadros atípicos, em pacientes geralmente jovens, que evoluíam de forma muito rápida", relatou a Terra Magazine o secretário municipal de Saúde, o cardiologista Luis Fernando Zarpelon.

Como apareciam com sintomas de gripe comum, esses jovens pacientes não recebiam o Tamiflu, indicado até então pelo ministério da Saúde para crianças menores de dois anos, idosos maiores de 65, grávidas e pacientes imuno-deprimidos ou com diabetes, com sintomas de gripe. Os pacientes que não se encaixavam no antigo protocolo do ministério, relata o secretário, acabavam voltando dois, três dias depois, com sintomas graves, quando o remédio não é mais indicado, e alguns evoluíam para internação, inclusive com uso de respiração artificial.

Uma unidade de saúde de referência em gripe foi criada no município, com atendimento 24 horas e suporte de raio-x e laboratório, bem como o Comitê Permanente de Enfrentamento à Gripe e uma central 24 horas, para atendimento de médicos em busca de informações sobre o H1N1. A partir de então, o protocolo mudou: ao detectarem casos de síndrome gripal, os médicos passaram a ligar para a central, trocavam impressões com os colegas de plantão (todos infectologistas ou médicos capacitados para esse atendimento), e uma vez de acordo, o Tamiflu era receitado e liberado pela rede de saúde.

O segredo, crê o secretário, está no bom diagnóstico de gripe. "Observamos que, com a equipe treinada, identificando os casos precocemente e indicando o remédio de forma precoce, nós passamos a diminuir o número de internações graves e isso foi corroborado pela rede privada do município", diz Zarpelon. "Todos os óbitos na cidade foram anteriores ao novo protocolo", completa a infectologista Flávia. "

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://forums.bleachexile.com/member.php?u=57438]digital camera linux [/url] and
[url=http://forums.bleachexile.com/member.php?u=57532]back pain
knee pain
back pain relief
hip pain
chest pain
[/url]

[url=http://kinopoisk.sms-jet.ru/sitemap.html]скачать фильмы[/url] скачать фильмы

digital camera for and
chest pain
leg pain
hip pain
chronic pain
knee pain