Presente do TUBA -

Presente do TUBA -

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Piano de Luz - Eletrônica. Trabalho do meu filho Mário e seus amigos do curso - Cármen Neves






Alunos desenvolvem aparelhos eletrônicos

Neste semestre os estudantes do ensino técnico de Eletrônica da Satc fizeram cinco projetos de Competência: um sistema para disparo do sinal para troca de aulas; um cubo de LEDs; um painel de relógio e temperatura; um piano de luz; e um sistema para aquisição de sinais de Controladores Lógico-Programáveis (CLP).


Todos os semestres, as 4ª fases do curso de técnico em Eletrônica desenvolvem na disciplina de Projetos Eletrônicos circuitos que comumente podem ser utilizados no dia a dia da escola e que facilitem ou até mesmo sirvam para decorar ambientes.
“Os projetos tem a finalidade de serem utilizados dentro da própria Satc. Alguns para aulas práticas de outras disciplinas e outros para melhorar algum processo na instituição”, explica Cleber Lourenço Izidoro, professor da disciplina.
O desenvolvimento dos equipamentos faz parte da Competência, conjunto de atributos e conhecimentos que os educandos devem demonstrar. “Os alunos devem aplicar o que aprenderam durante os dois anos de curso”, informa Izidoro.
Guilherme Darós da Rosa, que com os colegas desenvolveu um piano de luz, considerou que a atividade realmente faz o aluno aplicar o que aprendeu. “Vemos tudo o que aprendemos, como componentes, circuitos, layout de placa e microprocessadores”, disse.
Até um pouco do trabalho de marcenaria eles aprenderam, já que para montar o piano de luz tiveram que construir a caixa de suporte para o circuito e luzes. O piano de luz será entregue para o ensino fundamental ou ainda para as oficinas de música da Satc.
Projetos e alunos envolvidos:
Piano de Luz: Guilherme Darós da Rosa, Julyan Figueredo Martins, Mário Pillon Neto e Mauro Dalmolim Junior.
Disparo do Sinal: Giovanni Cimolin da Silva, Eduardo Ghellere Olivo, Paulo Roberto Machado Nunes e Juliano do Nascimento Costa.

Cubo de LED: Gabriel dos Santos de Souza, Gustavo de Souza Figueiredo, Murilo Peruch Nunes e Taciano Damasio da Silva.

Sistema para Aquisição de Sinais de Controladores Lógico-Programáveis (CLP): André Rabelo Savi, Giancarlo Guidi, Filipe Alves da Silva e Leonardo Bortolotto Fernandes.

Painel de Relógio e Temperatura: Adriana Silva da Boita, Letícia Eyng Bardini, Luiz Antonio Buschetto Maccarini e Luiz Filipe Fernandes.

2 comentários:

Consultoria RH disse...

Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

Cármen Neves disse...

Boa tarde! Como vai? Obrigada pelo comentário.Abraço