Presente do TUBA -

Presente do TUBA -

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Guia dos Curiosos - Continuação Final.

Eis as últimas perguntas e respostas selecionadas a vocês.
Caso algum leitor quiser ter acesso a todas, favor pedir que enviarei via e-mail.
Bom fim de semana!
Com carinho,

Cármen Neves.

www.carmenneves.prosaeverso.net

http://soparadizerquetenhoumblog.blogspot.com/

www.recantodasletras.com.br

www.artistasgauchos.com.br

" Se você julga as pessoas, não tem tempo para amá-las"

( Madre Teresa de Calcutá - 1910-1997)


Qual é o maior museu do mundo e onde se localiza?

O maior museu do mundo é o Smithsonian Institution, em Washington, nos Estados Unidos. Dele, fazem parte 16 museus e o zoológico nacional. Inaugurado em 1846, possui cerca de 140 milhões de itens.

O que aconteceu com os parentes de Adolf Hitler após a Segunda Guerra Mundial?

Não se sabe ao certo o destino de todos os parentes de Hitler. Ele teve dois irmãos, Edmund e Paula, e dois meio-irmãos, Alois e Ângela. Alois teve um filho em Liverpool, na Inglaterra, ainda no início do século XX. Este sobrinho, William Patrick Hitler, foi ele mudou seu sobrenome primeiramente para Hiller e, mais tarde, alterou-o novamente ao se casar com uma alemã. William já morreu e três de seus filhos estão hoje vivos e moram em Nova York. Outros sobrinhos-netos de Hitler vivem discretamente na cidade de Linz.

Por que Athos, Porthos e Aramis são chamados de Três Mosqueteiros se, na verdade, lutaram muito mais com espadas?

Porque Três Espadachins não seria um título tão interessante para a história. Na verdade, eles tinham mosquetes, mas, embora poderosas, essas armas eram muito grandes e seu manejo, extremamente desajeitado e incômodo. Para serem utilizados com mais destreza, era necessário o apoio de uma forquilha. Assim, os mosqueteiros preferiam à agilidade das espadas e pistolas.

Se o homem evoluiu dos macacos, por que ainda existem macacos?

Hussam Zaher, professor de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, diz que na verdade o homem não evoluiu dos macacos atuais: "viemos de um grupo mais antigo, que hoje está de fato extinto". Segundo ele, o homem, o gorila, o chimpanzé e o orangotango derivam do mesmo ancestral primata.

De onde vem o nome das estações do ano?

No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, os nomes das estações significam:

Primavera – de primo vere, quer dizer princípio da boa estação;

Verão – de veranum tempus, significa tempo da frutificação;

Outono – de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso;

Inverno – de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

Se o homem continuar destruindo o planeta, em quanto tempo a vida na Terra se extinguirá?

“A vida na Terra não acabará tão cedo”, afirma Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Segundo ele, as condições naturais do planeta ainda são capazes de garantir a existência de formas diferentes de vida. Entre as reserva minerais e naturais, a mais escassa seria a água potável, que, daqui a algumas dezenas de anos, provavelmente poderá ser obtida a partir da água do mar e de geleiras. Para o astrônomo, o único evento que poderia de fato extinguir rapidamente a vida na Terra seria uma guerra química ou biológica.

Por que a cor da camisa de algumas seleções não tem nada a ver com a cor da bandeira?

Os italianos jogam de azul e os holandeses, de laranja por estas serem as cores de suas respectivas famílias reais. A tradição prosseguiu embora a Itália não seja mais uma monarquia. Já a Alemanha (camisa reserva verde) e o Japão (que joga de azul) usam as cores das federações de futebol. A Austrália joga de verde e amarelo porque no país existe uma planta chamada wattle que tem essas cores e está por toda a parte.

Quando a seleção do Brasil começou a usar o uniforme azul?

Na final da Copa de 1958, Brasil e Suécia usavam uniformes iguais. Por isso, houve um sorteio para decidir quem usaria o uniforme reserva. O Brasil perdeu o sorteio e deveria usar um uniforme azul. Só que as camisas não eram oficiais. Foram compradas em Estocolmo, depois bordados os números e os escudos. O chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, não perdeu a pose e disse aos jogadores: "Era isso que eu queria: jogar de azul. Nossa Senhora Aparecida está conosco". Azul é a cor do manto de Nossa Senhora. Como o Brasil venceu a final e conquistou seu primeiro título, o azul foi oficializado como uniforme número 2.

Por que azul é a cor associada aos meninos e rosa, às meninas?

A associação surgiu da tentativa de diferenciar os gêneros e desmistificar o clichê "são todos iguais".

Antigamente, acreditava-se que espíritos demoníacos grudassem nos recém-nascidos e azul era a cor mais poderosa para afastar o demônio, possivelmente por sua associação com a cor do céu. Como os homens eram tidos como mais valiosos para os pais que as meninas, a cor foi adotada para eles. E aparentemente, as meninas não tinham esse problema com os espíritos nefastos. Até um século mais tarde, os bebês do sexo feminino não tinham cor para identificá-los. A associação das meninas com a cor rosa vem de uma lenda européia, que dizia que as meninas nasciam dentro de rosas cor-de-rosa. A lenda européia dizia, ainda, que os meninos nasciam de repolhos azuis.

Existem plantas carnívoras no Brasil?

Sim. O Brasil tem uma grande quantidade dessas plantas que atraem, prendem e digerem os insetos.

Somos o segundo país em número de espécies (o primeiro é a Austrália). São 4 gêneros de plantas e mais de 100 espécies espalhadas pelo Brasil. Elas vivem em solos úmidos, mas ao mesmo tempo ensolarados. Os planaltos Meridional e Atlântico, do Rio Grande do Sul até a Bahia, contêm várias regiões favoráveis a esses vegetais. Certas porções do litoral e de montanhas também têm plantas carnívoras.

Qual é a árvore mais alta do mundo?

A maior árvore do mundo é uma sequóia com pouco mais de 122 metros de altura. Localizada em território americano, na reserva de Montgomery, estima-se que tenha de 600 a 800 anos.

Quantos dias uma pessoa agüenta sem comer?

Para uma pessoa saudável de 70 kg permanecer viva, 60 dias é o limite sem se alimentar. Este número, porém, pode variar significativamente, geralmente para menos, de acordo com as reações de outras partes do organismo. Às vezes, embora a pessoa ainda tenha reservas de gordura, o pulmão ou outro órgão não resiste à fragilidade provocada pela falta de nutrientes.

É verdade que o coração de um maratonista bombeia cerca de 30 litros de sangue por minuto em esforço máximo?

Em esforço máximo, um maratonista pode chegar a bombear até 40 litros de sangue por minuto. Para se ter uma idéia, uma pessoa sedentária, em atividade física intensa, raramente ultrapassa os 15 litros por minuto. Em repouso, este mesmo sedentário bombeia de 5 a 8 litros de sangue (no mesmo período).

É verdade que estalar os dedos faz mal e pode até causar câncer?

Não há nenhuma relação entre a prática e a ocorrência de qualquer tipo de câncer. Porém, de acordo com o ortopedista carioca Achilles Lang, o costume de estalar ou puxar os dedos gera uma sobrecarga articular, que após vários anos pode ocasionar artrose (desgaste da articulação).

Por que nós nos emocionamos?

Todo ser humano têm esse tipo de sentimento. Não se emocionar indica um estado patológico grave, comum aos psicopatas. O choro, o riso e a emoção são respostas do corpo aos sentimentos e sensações experimentadas.

É verdade que nossas orelhas não param de crescer?

Nossas orelhas estão sempre crescendo porque são feitas de cartilagem. Ao contrário dos ossos, a cartilagem não depende de certos hormônios que com o tempo se tornam escassos. Por isso nunca param de crescer. O mesmo acontece com o nariz.

O lado direito do corpo é igual ao lado esquerdo?

Não, a simetria do corpo não é perfeita. Um braço de uma pessoa pode ser mais curto do que o outro, sem que isso seja um defeito físico. Mesmo nos órgãos internos, as diferenças existem. Os pulmões, por exemplo, são diferentes. O lado direito tem três divisões (ou lobos) e é maior que o esquerdo, que só tem dois lobos.

Pensar queima calorias?

As células nervosas - neurônios - tiram energia do oxigênio e da glicose para realizar as atividades cerebrais. Os neurônios gastam de 7 a 10 miligramas de glicose por minuto para cada 100 gramas de peso do cérebro. Isso corresponde a uma variação de 0,028 a 0,040 caloria por minuto. Em oito horas de reflexão, por exemplo, uma pessoa gasta o equivalente a uma bala: 16 calorias.

Por que a lágrima é salgada?

A lágrima contém sal e uma outra substância desinfetante que mata os germes e evita a infecção dos olhos.

Elas são formadas por glândulas que ficam logo acima do globo ocular. Quando essas glândulas não funcionam bem, os olhos ficam secos.

Por que algumas pessoas desmaiam ao ver sangue?

Essas pessoas, com a vertigem, estão se defendendo diante de uma situação que as deixa em estado de choque emocional. Nessas situações o cérebro libera no sangue adrenalina e acetilcolina, substâncias que dilatam os vasos sanguíneos. A pressão arterial diminui, dificultando o retorno do sangue oxigenado ao cérebro e causando o desmaio.

Por que dizem que os nobres têm sangue azul?

Na verdade, todos nós temos. As veias têm paredes finas e azuladas e por isso podemos ver o sangue venoso que elas carregam; esse sangue, pouco oxigenado, tem um tom que tende para o azul. Isso é mais perceptível em pessoas de pele clara e antigamente o chique era não tomar sol e ter a pele bem branquinha. Como só os nobres não precisavam trabalhar no campo, embaixo do sol, era mais fácil ver "sangue azul" deles do que o do resto das pessoas.

Por que algumas pessoas continuam sentindo dor mesmo depois de curadas?

No organismo acontece um fenômeno chamado "memória da dor". O cérebro registra a informação de uma dor localizada que persistiu por muito tempo. Com a lembrança gravada, ele acaba entendendo como dor qualquer estímulo vindo daquela mesma região do corpo.


6 comentários:

IVANCEZAR disse...

Muito interessante . Estou lendo 'ESPELHOS' do Galeano e estou encantado. Gosto muito do estilo !
beijo

Unknown disse...

Ivan, é sempre bom ler! Grata pela visita.

Laila Braga disse...

os não-curiosos nunca me interessaram...

Beth disse...

Segundo minha professora de historia da arte, para conhecer todo o Louvre demoraria 6 meses, isto é, indo todos os dias em horário comercial. Fico imaginando aqui quanto tempo eu levaria para conhecer esse museu que vc citou.

Beijos
passei no teu outro espaço e passo aqui também.

João de Barros disse...

Quantas coisas...Eu não sou propriamente um curioso. Posso ser um Curió. E mamãe, bem, ela é furiosa...

melhor ser cantador do que contador, embora haja quem pense noutro sentido.

Como diz a cantiga: passarinho na gaiola fez um buraquinho, voou voou voou, e a menina que gostava tanto do bichinho, chorou, chorou, chorou.

vou pedir por imail a lista completa.

Unknown disse...

Laila, gostei do teu comentário!Ele faz sentido( sorriso).Beijos

Beth, ainda conhecerei o Louvre e terei o imenso prazer de ver de perto, pelo menos uma das telas de Renoir e de Monet( meus preferidos!). Pensando no museu mencionado, o certo seria morar dentro dele por alguns anos( sorriso). Beijos

João, mandarei a lista completa com prazer! Abraços.

Laila, Beth e João, grata pela visita.