Presente do TUBA -

Presente do TUBA -

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Guia dos Curiosos - Continuação.

Conforme prometido, eis mais algumas perguntas e respostas do "GUIA DOS CURIOSOS".

Amanhã o restante das escolhidas pra vocês.

Cármen Neves.



Qual é a maior palavra da língua portuguesa?


A campeã que sempre foi anticonstitucionalissimamente perdeu seu posto. A palavra mais extensa hoje tem 46 letras: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Ela descreve o estado das pessoas que sofrem de uma doença rara, provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas.




Quem ganhou mais corridas no desenho Corrida Maluca?


Acompanhe a tabela de vencedores das 34 provas da Corrida Maluca:

VENCEDOR VITÓRIAS

A Quadrilha da Morte 4

Caipira Luke e seu urso 4

Penélope Charmosa 4

Peter Perfeito 4

Barão Vermelho 3

Irmãos Rocha 3

O cupê mal-assombrado 3

Professor Aéreo 3

Rufus Lenhador 3

Soldado Meekly e Sargento Bombarda 3

Dick Vigarista e Muttley 0

TOTAL 34




Por que Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro?


O que se conta é que ele era conhecido como protetor das causas perdidas. Por isso, as mulheres que achavam que estavam encalhadas passaram a rezar para ele. Existe até uma novena para Santo Antônio.




Por que São Jorge não é santo?


São Jorge de Capadócia é venerado em todo o mundo como protetor das donzelas e dos oprimidos.

Também é patrono de dois países: Inglaterra e Portugal. Apesar disso, ele não faz parte do martiriológio (lista de todos os santos) da Igreja Católica porque faltam provas contundentes de que tenha realmente existido.




O peixe sente dor quando é fisgado pelo anzol?


A região da boca do peixe é feita de ossos e de ligamentos, mas tem poucas terminações nervosas. “Como praticamente não existe musculatura, a dor causada pelo anzol é mínima”, afirma Paulo de Tarso, biólogo do aquário Acqua Mundo, no Guarujá (SP). “O peixe sente apenas uma pressão mecânica, como se fosse um beliscão. No entanto, se anzol se prende em qualquer outra parte do corpo, o pobrezinho tem uma sensação semelhante à dos seres humanos, quando ferimos a perna ou braço”.




Os peixes bebem água?


Sim. Eles retiram oxigênio da água para respirar. Uma enguia, por exemplo, toma o equivalente a uma colher de sopa de água por dia. Os peixes também retiram uma certa quantidade de água dos alimentos.

Por viverem em meio líquido, não precisam beber água para hidratar a pele, como fazem os animais terrestres.




Quais foram os livros mais vendidos no mundo?


O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia. Estima-se que até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais. Depois dela, vem o Alcorão, livro sagrado do Islamismo, seguido do Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung. O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo para Rapazes), escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escotismo.






Se apenas na língua portuguesa existe a palavra saudade, como os outros povos exprimem este sentimento?


Em muitas línguas, além de o termo "saudade" não existir, não há expressões com o mesmo sentido.

Existem, sim, termos semelhantes. Os húngaros, por exemplo, têm uma palavra - hongavy - que exprime saudade da pátria ou de casa. Entre os finlandeses, o termo ikävää é utilizado para expressar tristeza por estar longe de um lugar. Já entre os alemães e ingleses, as pessoas quando sentem falta de outra podem dizer, respectivamente, Ich bin sehnsüchtig ou simplesmente I miss you (que equivale a sinto falta de você). Em espanhol, finalmente, o mesmo sentido é atribuído à frase te hecho de menos.




Por que os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa preta, se ela é a única coisa que sobra de um acidente aéreo?


De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer, se um avião fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistência da caixa preta seu peso tornaria o vôo praticamente impossível. O avião é um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentação (força aerodinâmica) das asas, há limites para esse peso. É por isso que aviões são construídos com metais leves, como o alumínio e o duralumínio. Além disso, não adianta um avião ser teoricamente indestrutível se o corpo humano não suporta as elevadas forças de desaceleração geradas pelos impactos.




Como surgiu a numeração dos sapatos?


Tudo começou em 1305. O rei Eduardo I, da Inglaterra, decretou que se considerasse como uma polegada a medida de três grãos secos de cevada alinhados. Os sapateiros ingleses se entusiasmaram com a idéia e passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho-padrão, baseando-se nos tais grãos de cevada. Um calçado que medisse, por exemplo, 37 grãos de cevada era conhecido como tamanho 37.




Qual a razão da disposição das letras na máquina de escrever?


No primeiro modelo de máquina de escrever desenvolvido em 1867, as letras eram de fato dispostas em ordem alfabética. Porém, seu criador, o norte-americano Christopher Latham Sholes, decidiu incumbir o amigo James Densmore de descobrir uma forma de melhorar a disposição das teclas. Ele estudou as combinações de letras mais utilizadas na língua inglesa e optou por colocá-las distantes umas das outras de modo a evitar que hastes próximas subissem juntas e ficassem emboladas umas às outras. Embora várias outras propostas de distribuição tenham sido sugeridas ao longo dos tempos, o teclado de Densmore se tornou modelo padrão em todo mundo. Vale citar que por conta das seis primeiras letras da fileira superior, ele é chamado de teclado QWERTY.




5 comentários:

Mago Ykhro disse...

Agora está explicado!
Dá pra entender agora a razão de o cantor Jorge Benjor e o cantor Seu Jorge serem mais fortes do que São Jorge.
É que os dois primeiros Jorges existem comprovadamente - e apenas lhes faltam os poderes.
Já o santo, São Jorge, tem poderes mas falta provar que existe!

Murdock disse...

Existe um teclado chamado Dvorak, que foi desenvolvido por um cara com esse nome. Pelo que dizem, por ter sido feito baseado na mecânica do corpo humano, etc, ele seria bem mais fácil de usar e de aprender do que o Qwerty.

Bjs

Ontem_vem_chegando disse...

Cara, isso é muito legal. Mas, como fica o ditado "curiosidade mata"?

Unknown disse...

Mago! Mas o que mais importante para o Senhor: poder, ou comprovante?( sorriso).


Mudock, não conheço tal teclado, porém acredito em ti.

Cavaleiro de Tróia, posso me informar quanto a tua pergunta.

Todos: Grata pela visita e comentários!

Beth disse...

Kid vigarista sempre se deu mal neh ??