Presente do TUBA -

Presente do TUBA -

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

quarta-feira, 6 de maio de 2009

GUIA DOS CURIOSOS - O LIVRO DAS PERGUNTAS E DAS RESPOSTAS

Recebi um e-mail com algumas perguntas e respostas do "Guia dos Curiosos".
Fiz uma seleção e repasso a vocês.
Amanhã terá mais.
Cármen Neves.


Qual é a maior família do Brasil?

De acordo com Arthur Nogueira Campos, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, não existe instituição alguma que tenha registrado o número de pessoas das famílias brasileiras. “Nem o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conseguiria usar suas pesquisas para descobrir quais são as maiores famílias do país”, explica o estudioso, “os sobrenomes, por si só, não

indicam as famílias”. Por exemplo, nem todo Silva é parente. Segundo Campos, antigamente era freqüente

acontecerem mudanças nos sobrenomes de uma geração para outra, o que dificultava a identificação de parentesco. “Famílias de quinhentas ou mil pessoas vivas são muito comuns hoje”, afirma Campos. Ele ainda ressalta como empecilho para a identificação das famílias o fato de que muitas pessoas nascem e não

recebem registro.




Quantos humanos já morreram no mundo?

Muitos historiadores trabalharam a fim de calcular quantos Homo sapiens já passaram pelo planeta.

Baseando-se no período de seu aparecimento na Terra - de 50.000 a 100.000 anos atrás - e na quantidade de homens que habitaram diferentes regiões durante toda a História, os estudiosos chegaram a números que variam de 34 a 105 bilhões de habitantes. A imprecisão se deve à escassez ou total ausência de registros e documentos em alguns períodos. Atualmente, vivem no planeta cerca de 6 bilhões de pessoas.




O céu é visto do mesmo jeito, com as mesmas constelações,

no mundo inteiro?

A posição das estrelas e constelações mudam de acordo com a hora e o local de observação. Segundo Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o céu fica diferente conforme a distância de um lugar a outro. Na mesma data e no mesmo horário, por

exemplo, o céu de São Paulo não é o mesmo visto em Brasília. Também existem constelações no hemisfério

norte que nunca veremos no hemisfério sul, como a Ursa Menor e a estrela Polaris. Já as pessoas que estão no hemisfério norte não vêem o Cruzeiro do Sul.




O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar?

O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria

temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os

lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta.




Por quanto tempo um homem agüenta ficar sem dormir?

Experimentos científicos revelaram que após quatro dias é impossível ficar acordado sem seqüelas. Durante a ditadura militar, esse era um dos métodos de tortura utilizados e acredita-se que pessoas morreram em decorrência disso. Durante o sono ocorre a recuperação dos músculos e dos ossos, porque ele estimula a secreção de um hormônio regenerativo, além de organizar o nosso lado emocional. Prova disso é o mau humor e a irritação decorrentes de noites de insônia.




Por que em algumas noites não sonhamos e em outras não conseguimos lembrar dos sonhos?

"Não existem noites em que não sonhamos", garante o psicólogo Fernando Rocha Nobre. O que é comum

acontecer, segundo ele, é a pessoa não se lembrar dos sonhos. E complementa: "podem ser vários os fatores causadores de tal esquecimento: falta de interesse e vontade de lembrar-se dos sonhos, consumo de álcool, despertar rápido e repentino, uso de medicamentos antidepressivos e tranqüilizantes ou estresse", detalha.




Por que um barulho que escutamos quando estamos dormindo passa a fazer parte do sonho?

Inserir um ruído externo dentro de um sonho é um mecanismo utilizado pelo inconsciente para evitar que a pessoa acorde. Isso só acontece quando o som está em uma determinada altura: não pode ser alto o

bastante para acordar quem dorme, nem tão baixo que passe despercebido.




Quanto tempo dura um sonho?

Antes acreditava-se que os sonhos aconteciam em frações de segundos, mas hoje sabemos que eles acontecem em tempo real na nossa mente, na mesma velocidade que imaginamos estar venciando-os. Um sonho costuma durar de 10 a 40 min e relaciona-se sempre com nossos medos, preocupações, desejos ou

coisas que estão para acontecer. Há pessoas que acreditam não sonhar, mas elas apenas não se recordam

com o que sonharam. Para lembrarmos de um sonho, é preciso acordar no momento em que ele acontece.

6 comentários:

Laila Braga disse...

essas coisas as vezes funcionam... fazer o que neh?! rs

Mago Ykhro disse...

Cármen, mais uma vez você traz um grande tema para "matar a curiosidade" de quem é curioso (redundância necessária, minha).
Apenas na questão "sonhos", ou sobre a duração deles, acredito que os poetas e as poetisas têm mais condição de abordagem teórica do que muitos cientistas.
E é assim, até quando se fala de sonhos da pessoa enquanto adormecida.
Já tentaram ir mais longe com a Psicologia convencional, mas somente poetas de alma podem ir além do mero estudo dos impulsos cerebrais.
Mas é somente minha opinião, porque "mago" é apenas "magro" sem "R".
Abração!

Unknown disse...

Laila querida!Gostaria de saber o que funciona?( sorriso). Beijos.

Caro Mago! Sei, estou em falta com o Senhor. Digo, em relação a minha visita.Prometo em breve.
O tema realmente é interessante.Porém, semana que vem tenho um melhor.
sim, os poetas "vivem sonhando! ( sorriso). O que seria de nós sem eles?
A psicologia não consegue explicar como por exemplo, sonhos premonitórios. Tempos atrás conversei com um psicólogo famoso e ele confessou que a ciência apesar de avançada, não explica mesmo.
Não senhor: mago é mago sim! Abraços meu amigo inteligente! Apareça amanhã e especialmente semana que vem, onde o assunto serpa bem mais interessante.

Murdock disse...

Um sonho de 40 minutos? Sei não, tem gente que sonha a vida toda...

Unknown disse...

Murdock, acredito que os sonhos( aqueles em que estavamos dormindo, podem até durar mais de 40 minutos). Quanto aos sonhos pela vida inteira, faça parte desta lista de pessoas. Sabes por quê? Por que sem sonhos não vivemos plenamente. Abraços.

Anônimo disse...

Interpretação prazeroza neste espaço, visões deste modo realção a quem quer que reflectir neste sítio .....
Faz muito mais do teu blog, a todos os teus cybernautas.