Presente do TUBA -

Presente do TUBA -

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

" Não é a força ,mas a constância dos bons sentimentos que conduz o homem à felicidade".Nietzsche

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

MEU DISCURSO DE FORMATURA.

Boa noite à todos os presentes.

Minha turma, e é exatamente assim que considero meus colegas desde os primeiros instantes em que os conheci, deixou em minhas mãos essa doce tarefa, confiando nas palavras que eu pronunciaria hoje perante nossos mestres, nossos parentes, nossa família, nossos convidados, nossos amigos, pessoas que de uma forma ou de outra estiveram presentes nessa nossa trajetória desde o dia em que decidimos fazer o vestibular, em 2004, até hoje.

Quero que as pessoas aqui presentes saibam que cada um dos formandos têm uma história de luta, de força, de perseverança, de coragem. Eu poderia enumerar uma série de qualidades que cada um possui, mas quero destacar apenas o amor que há dentro de cada um deles. O amor pelo próximo, o amor em forma de companheirismo, de amizade...o amor desprovido das maldades do mundo.

Nesses anos em que convivemos, uma amizade forte e sincera se instalou dentro de nós, tornando-nos mais humanos e mostrando-nos o significado da palavra amizade em sua amplitude. Construímos vínculos de amizade não só com nossos colegas de aula, mas com nossos mestres e com as demais pessoas que trabalham na faculdade, desde o guarda até a diretoria, o que a transformou em nosso segundo lar.

Não somos perfeitos e ninguém o é. Mas é errando que aprendemos. Pedimos, pois, perdão se em nossa passagem por aqui ferimos alguém. Jamais foi nossa intenção fazê-lo a quem quer que seja. Estamos conscientes de que temos ainda muito a aprender. Até porque a vida é um eterno aprendizado.

Estamos felizes por termos conseguido atingir esta meta, por estarmos recebendo um diploma de graduação. Quanto às metas que estão por vir, sentimos que elas são apenas questão de tempo e de perseverança. E o tempo nos ensina a sermos melhores. Quando falo de melhor, não quero dizer que somos melhores do que as outras pessoas. Isto jamais passou em nossa mente. Falo de melhor como seres humanos, como mães, como pais, como filhos... Sentimos que estamos mais preparados para o mundo, que o lado espiritual está mais forte em nossa vida. E a maior grandeza está em termos um espírito nobre.

Como hoje é dia de festa e propício a agradecimentos, queremos agradecer primeiramente a Deus, porque sem Ele nada é possível.

Aos nossos pais, por eles sempre quererem o melhor para nós.
Aos nossos companheiros, pelo incentivo nesta fase de nossa vida.
Aos nossos amados filhos, pela compreensão da nossa ausência durante esses anos de estudo.
Aos nossos parentes e amigos, pela força positiva que nos impulsionou nesta realização.
A diretora irmã Lindalra , a reitora Nerilza e a essa Instituição, com todos seus colaboradores, pelo apoio constante.
Ao nosso Paraninfo, Sr. Rogério Sampaio, diretor da Cecrisa, e ao nosso Patrono, Sr. Gelson Hercílio Fernandes, vice-prefeito e Secretário da Saúde de Criciúma, por terem aceitado nosso convite.
A nossa mestra, Stelamari Giassi, Amiga da Turma, e ao nosso mestre, Cloir Dassoler, Nome da Turma.
À comissão de formatura, pelo empenho e disponibilidade para que tudo estivesse perfeito nessa noite.
Aos presentes, por nos prestigiarem neste dia tão importante.

Queremos agradecer aos nossos mestres pelos ensinamentos que nos transmitiram ao longo desses anos e pela amizade demonstrada. Também por serem exatamente do jeito que são, ampliando assim, nossas perspectivas, permitindo-nos antever um futuro melhor. Aqui aprendemos muito mais do que estava previsto em nossa grade curricular no Curso de Gestão de Recursos Humanos. Apreendemos a escutar e a entender o próximo. Aprendemos que ninguém consegue nada sozinho. Que o bem sempre vence. Que se tornar um ser mais humano faz bem para o próximo e para nós mesmos.

Eu,Cármen, quero deixar aqui registrado

Meu carinho especial ao colégio Michel o qual tem em meu coração um lugar que é só dele.

Admiração e respeito aos meus mestres, para mim sempre um exemplo de competência e de dedicação.

A cada um de vocês, meus queridos amigos e companheiros de sala de aula, quero agradecer o carinho e a confiança depositados ao longo do tempo. Encontrei em cada um de vocês força, coragem, amizade, dedicação. Vocês são seres realmente especiais!Que bom, que Deus os colocou no meu caminho!Tenham certeza que dentro do meu coração está guardado um gesto, um olhar, uma palavra de incentivo que cada um de vocês me dirigiu.

A todos o meu muito obrigada!

E agora, a turma quer fazer um agradecimento especial, à Mara. O nosso muito obrigado pela dedicação, pelo carinho e por sua doação. Ela que se prontificou a nos ajudar desde os primeiros instantes, acertando incessantemente todos os detalhes juntamente com a comissão de formatura para que essa noite se tornasse mágica em nossas vidas e inesquecível para os presentes. Até porque a celebração não seria completa sem a atenção que ela nos dedicou, fazendo assim com que ganhássemos mais uma amiga. E amigos nunca são demais. Então, carinhosamente a chamo aqui para receber essa pequena lembrança. Esperamos que sempre, ao olhá-la, sinta nossa gratidão.

OBS.: Antes de me elegerem a oradora da turma, eu já estava preparando esse discurso.
Nossa formatura foi em 19.08.06, com direito a entrevista à RBS TV.


Cármen Neves
Publicado no Recanto das Letras em 21/08/2006 e na minha página pessoal.

DETALHE IMPORTANTE: POR RESPEITO AO MEU DISCURSO , A MINHA TURMA E POR TODO SENTIMENTO NELE INSERIDO, PODEM COPIÁ-LO NA INTEGRA.PORÉM, DIGAM DE QUEM É A AUTORIA.
SEI QUE ALGUMAS DAS PESSOAS QUE O UTILIZARAM ,NÃO TIVERAM ESSA ATITUDE E, NÃO VOLTARÃO AQUI. MAS, QUE SIRVA PARA OS DEMAIS QUE POR AQUI PASSAREM E ACHAREM QUE O MESMO POSSA AJUDÁ-LOS.
COM CARINHO,
Cármen Neves. 19.03.07


17 comentários:

Anônimo disse...

Imaginei-me lá ouvindo-te!

Unknown disse...

Adão, meu querido amigo! Escrevi o discurso com todo carinho e emoção. A noite só não foi melhor, porque fazia duas semanas que o meu irmão havia morrido. Na verdade, só fui a formatura, porque eu era a oradora e queria ler o discurso que fiz com amor.Publiquei no meu site e ele é o texto mais acessado( 1455 acessos).Grata pelo carinho e visitas.

Anônimo disse...

ACHEI UMA BOSTA DE DISCURSO....

Unknown disse...

Anônimo,leia a publicação de hoje.Grata pela visita.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu discurso,não dê ouvidos a quem não gostou é inveja pura

Anônimo disse...

Se alguém falou alguma coisa contra ou que não gostou é porque nao tem o coração puro e nao sentiu a alegria de escrever com amor. Eu amei, me deu varias ideias para eu tentar colocar no meu discurso. Parabens. Eu ainda nao sei se serei oradora da turma, estou torcendo para ser e vou me lembrar de voce com certeza.... abraços

Juliana disse...

Melhor discurso que eu já li. Parabéns. a festa deve ter sido muito linda, ainda mais com um discurso desse.. foi de se arrepiar. Bjos e sucesso.

Unknown disse...

Anônimos de 07.12.08 e 23.01.09.Grata pelos comentários! Anônimos educados são sempre bem-vindos - os demais também. Sim, com eles aprendo principalmente a não ser igual a eles. Abraços.

Juliana, grata por tuas gentis palavras. Sim, a festa foi linda. Mas, como fazia duas semanas que meu querido irmão havia falecido, não pude curtir a festa. Na verdade, só fui porque era a oradora. Beijos querida.

Anônimo disse...

obrigada pela a ideia eu tambem vou ser oradora da minha turma valeu

Unknown disse...

Anônimo de 09.07.09, De nada querida. Use o que quiseres. Beijos e boa formatura!

Maria Jose disse...

Oi Carmem, gostei muito do seu discurso , me deu idéias interessantes.O IMPORTANTE É QUE VOCÊ VENCEU UMA BATALHA...e a vida é assim as vezes Deus nos permite perder algo , mas nos dá algo em troca e força para seguir adiante.Muito sucesso para você.Eu usarei alguma fala sua com certeza...Abraço

Unknown disse...

Maria José, grata por tuas palavras. Usa o que quiseres. Bom saber que meu discurso está ajudando outras pessoas. Beijos

Anônimo disse...

Parabéns pelo lindo discurso!Quanto àquela pessoa que criticou, se ela acha que foi ruim é por que sabe fazer melhor, e se sabe, o que está procurando aqui. É só fazer e postar. Bjos.

Veridiani disse...

LINDOOO...PODERIA COPIAR ALGUNS TRECHOS DO SEU DISCURSO, VOU SER ORADORA DA MINHA TURMA TBM, DO ENSINO MEDIO, E SUAS PALAVRAS SE ENCAIXARAM PERFEITAMENTE COM A TURMA QUE ESTOU FORMANDO...

Unknown disse...

Veridiani!Escolha o que quiseres e use. Será um prazer saber que meu discurso a ajudará.
Beijos e grata pela visita.
Cármen Neves

Anônimo disse...

Cármem, faço minhas as palavras do Senhor Adão Braga
Abraços
Eliane/ Encruzilhada do Sul RS

Unknown disse...

Querida Eliane! Grata pela visita. Beijos